Platinum Visage
“Meu cabelo não cresce e agora?”
03/01/2019
Mostrar tudo

Terapias holísticas em tratamentos estéticos

As terapias holísticas buscam alinhar corpo, mente e espírito, tratando a pessoa como um ser completo, em busca de melhores resultados em todos os âmbitos.

Alguma vez você se arrumou toda, fez o cabelo, caprichou na make, roupa nova e… nada de se sentir bem? Em contrapartida, já saiu direto do trabalho, com a roupa de sempre e cabelos presos e se sentiu incrivelmente bela? Beleza não é somente física, beleza tem muito mais a ver com estado de espírito, não é mesmo?

O equilíbrio e harmonia do ser faz com que nos sentimos melhor, mais bonitas e mais felizes e isso reflete em todos os aspectos de nossa vida.

É por isso que as terapias holísticas voltadas para saúde, bem estar e beleza estão tão em alta. A seguir, abordaremos algumas práticas que podem te ajudar!

Acupuntura

Como muitas de vocês devem saber, a acupuntura é uma técnica chinesa que consiste na aplicação de finas agulhas em pontos específicos do corpo. Este tipo de aplicação ajuda no tratamento de doenças, distúrbios e condições, além de gerar várias melhorias no corpo físico e mental.

A aplicação das agulhas estimula terminações nervosas nos tecidos e na pele, desencadeando efeitos positivos, como analgésico, anti-inflamatório etc.

A acupuntura é indicada para problemas como ansiedade, estresse, depressão, enxaqueca e outros.

Além de indicada para diversos problemas de saúde, a acupuntura também pode ser usada para pessoas que buscam emagrecer e para melhora no aspecto da pele. No  primeiro caso, a acupuntura ajuda a eliminar toxinas, líquido e gordura localizada. Além, como ajuda na ansiedade, a tendência é que a compulsão alimentar diminua.

No segundo caso, a acupuntura melhora a circulação sanguínea e ajuda na produção/crescimento das células de sustentação, ajudando na firmeza e saúde da pele.

Moxabustão

A moxabustão é conhecida como acupuntura térmica, pois segue os mesmos preceitos, mas no lugar das agulhas são utilizados bastões quentes. Este bastão é feito de folhas secas de Artemísia. Ele é aceso em uma das extremidades, que é colocada próxima de pontos específicos do corpo.

Existem duas formas de aplicar a moxabustão: direta e indiretamente. Na indireta, o bastão é colocado aceso próximo da pele, conforme a resistência do paciente (geralmente, a 1 cm da pele). Na aplicação indireta, uma fatia de gengibre (alho ou cebola) com cinco furos é colocada sobre os pontos e então, o bastão é aplicado sobre.

A moxabustão melhora o sistema imunológico, além de melhorar o metabolismo, a circulação sanguínea e linfática, melhorando o funcionamento do organismo e assim, ajudando no aspecto da pele e cabelos.

Aromaterapia

Os óleos essenciais feitos a base de ativos de plantas podem ser usados de diversas maneiras com diversas finalidades. Eles têm propriedades antivirais, antissépticas, antibacterianas, antifúngicas e cicatrizantes.

Tudo começou na França, com o químico René Maurice Gattefossé, quando ele percebeu o poder curativo da lavanda para queimaduras. Atualmente, os óleos são divididos de acordo com suas propriedades e efeitos sob o corpo.

Em termos estéticos, uma boa dica é o terpeno, pois ele ajuda na desintoxicação do fígado e do corpo, o que acaba por ajudar na melhora da textura da pele.

O uso dos óleos essenciais pode se dar de diversas formas, como pela inalação, evaporização, em aromatizadores e/ou com massagens pelo corpo. Neste último caso, também ajuda no aspecto e na saúde da pele, enquanto pode ser escolhido o óleo específico para o tipo de cura que você precisa.

Ventosaterapia

Esta técnica está muito em alta atualmente, ela consiste no uso de ventosas para melhorar a oxigenação e circulação sanguínea em determinados locais do corpo.

As ventosas criam um vácuo, sugando a pele, o que acaba por aumentar o diâmetro dos vasos sanguíneos no lugar. A oxigenação dos tecidos ajuda na liberação das toxinas dos músculos e sangue. Como é sabido, eliminar toxinas ajuda (e muito) o aspecto e saúde da pele.

Como aplicação estética, pode ser muito proveitoso no tratamento de celulite, pois o aumento da circulação ajuda na melhora significativa do aspecto da pele. Contudo, vale lembrar, a ventosaterapia pode favorecer a flacidez, caso você já tenha tendência. Sendo assim, é indicado usar cremes ou alinhar o tratamento a outra técnica que ajude na firmeza da pele.

Reflexologia

A reflexologia é uma terapia que consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar energias e assim melhorar a saúde, evitando doenças. Estes pontos no pé são chamados de plexos nervosos e correspondem a determinados pontos do corpo.

O fisioterapeuta ou acupunturista pressiona com o polegar região por região da sola do pé a procura de pontos com desequilíbrio de energia. Esse desequilíbrio é percebido quando a pessoa sente sensibilidade na área ou uma sensação de areia por debaixo da pele. Após encontrar esses pontos, ele faz uma massagem para estimular o processo curativo do local.

A reflexologia tem vários efeitos positivos, como alívio do estresse, eliminação de toxinas, ajuda nos problemas digestivos, urinários e desequilíbrios hormonais. Como vocês podem imaginar, uma corpo saudável reflete automaticamente em uma pele viçosa e um cabelo mais bonito.

Bambuterapia

Como o próprio nome indica, a bambuterapia é uma técnica que utiliza a manipulação de bambus pelo corpo, como uma massagem, que pode ser usada para relaxar ou para modelar o corpo.

Muitas devem imaginar que a bambuterapia é uma técnica chinesa, mas a verdade é que a técnica é de origem francesa. A bambuterapia ajuda a eliminar toxinas, excesso de líquidos e até gordura localizada. E claro, como toda massagem, tem efeito relaxante e ajuda a diminuir dores musculares.

Para completar, a bambuterapia também melhora a capacidade de vasodilatação da pele, melhorando a oxigenação, e assim, promove uma desintoxicação da pele e do corpo, renovando as células e tonificando os músculos. O resultado é uma pele mais firme com menos celulite e um corpo mais modelado, com possibilidade de redução das medidas.

Cromoterapia

A cromoterapia utiliza das cores para harmonizar energias e equilibrar corpo e mente. Cada cor possui uma frequência e assim uma vibração energética diferente, que causa efeitos curativos naquele local.

O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe trabalhou quatro décadas no estudo das cores e chegou a diversas conclusões ricas. A cor vermelha é estimulante, enquanto a azul é calmante, o amarelo passa a sensação de alegria e a verde de repouso.

A cromoterapia é feita com um bastão ligado a uma lâmpada de 25 watts de potência, nas 7 cores do arco-íris. O bastão é colocado a 5 cm do local a ser tratado e permanece por aproximadamente 3 minutos.

É indicado para diversas doenças e condições, além de estimular a circulação sanguínea e assim, favorecer a saúde da pele.

Gostou do nosso post sobre terapias holísticas aplicadas a beleza? O que você gostaria de ler por aqui? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *