Platinum Visage
Botox capilar: você sabe o que é?
13/12/2018
Terapias holísticas em tratamentos estéticos
18/01/2019
Mostrar tudo

“Meu cabelo não cresce e agora?”

Muitas mulheres que desejam ter os fios comprimidos reclamam que o seu cabelo não cresce.

Raramente essa premissa do “meu cabelo não cresce” é verdadeira. O que geralmente ocorre são fios fracos que acabam se quebrando e dando a impressão de que o cabelo não está crescendo.

Muitas recorrem ao mega hair para ter o sonhado cabelo longo. Contudo, se você prefere que seu cabelo cresça naturalmente, mas não sabe o que está acontecendo que ele nunca chega no comprimento que você tanto almeja, você precisa saber de algumas informações valiosas.

Acompanhe nosso artigo para entender alguns fatores que podem retardar o crescimento do cabelo e o que você pode fazer para reverter isso!

Certifique-se se seu cabelo realmente não cresce

Se você está desconfiada de que seu cabelo não está crescendo, primeiramente você deve observar se essa premissa é verdadeira. Observe se seu cabelo cresce de 1 cm a 1,5 cm por mês.

Se você comprovou que sim, já sabemos que ele está com um crescimento normal, dentro da faixa de desenvolvimento da grande maioria das pessoas.

Reparar se a raiz tem crescido pode ser mais fácil para as pessoas que pintam o cabelo. Se este não é o seu caso, você pode tirar uma foto a cada mês e acompanhar se o crescimento do seu cabelo está dentro da normalidade. Você também pode medir seu cabelo, mas cuidado com a neura, 1cm é um valor aproximado e ficar esquentando a cabeça com isso também pode não ser saudável.

Se seu cabelo é cacheado, repare enquanto ele estiver molhado, pois secos eles tendem a encolher e parecer que estão menores.

Outra dica é ter paciência, pois se você quer que seu cabelo cresça do ombro até a cintura, isso com certeza demandará um certo tempo. E claro, muito cuidado!

O que influencia no crescimento do cabelo

Agora que você já conseguiu entender se seu cabelo está com crescimento normal ou não, entenda os principais fatores que influenciam em seu crescimento.

Alimentação

A alimentação é o fator primordial que ditará a velocidade de crescimento do seu cabelo. Uma alimentação pobre em nutrientes fará com que seu cabelo cresça mais devagar e mais fraco, promovendo também uma queda maior.

Enquanto uma alimentação saudável, equilibrada e rica em vitaminas e ferro fará com que seu cabelo cresça mais rápido e muito mais forte.

Os macronutrientes, sobretudo a proteína e o lipídio são imprescindíveis para formação da haste capilar. Sendo assim, logicamente, uma dieta pobre em proteínas e gorduras boas será prejudicial para o crescimento de seu cabelo.

Adicione folhas verde-escuras, castanhas, carnes magras, feijão etc em sua dieta e garanta fios mais fortes e brilhantes. Se você tem dificuldade em absorver certas vitaminas e nutrientes, procure um médico para suplementação.

Genética

Como tudo em nosso corpo, o fator genético também é determinante nas nossas  características biológicas. Cabelos mais crespos, como o tipo 4C, tendem a ter mais dificuldade para crescer.

Se sua pré determinação genética indica que seu cabelo cresce mais devagar e você deseja acelerar este processo, invista nas dicas que daremos a seguir!

Hormônios

Mais uma vez, como tudo em nosso corpo, os hormônios também são fundamentais para determinar algumas características, como textura da pele, força das unhas e inúmeros outros atributos, como (é claro) o crescimento do cabelo.

Doenças hormonais, como disfunções da tireóide, e condições naturais do corpo humano, como gravidez e menopausa, podem mudar o ritmo de crescimento do cabelo. Algumas grávidas reclamam que o cabelo para de crescer e até que começa a cair, neste caso, é melhor procurar uma ajuda especializada.

Estações do ano

Você sabia que as estações do ano podem alterar a velocidade de crescimento do cabelo? A verdade é que a temperatura influencia no ritmo de crescimento dos fios.

No calor, nosso metabolismo tende a acelerar e assim, o cabelo tende a crescer mais. Ao contrário, no inverno, nosso metabolismo tende a ficar mais lento e nosso cabelo pode crescer menos.

Então, se está tudo certo com sua saúde e você está mantendo os cuidados com seus fios, mas notou que no frio eles estão crescendo menos, pode ficar tranquila.

Como fazer para o cabelo crescer mais rápido e saudável

Se você quer que seu cabelo fique comprido mais rápido, você pode seguir nossas dicas. Acompanhe!

Cuide das suas pontas

As pontas duplas não fazem com que o cabelo pare de crescer. O que acontece é que pontas fracas tendem a quebrar facilmente e isso faz com que o cabelo não ganhe comprimento, aparentando que está sempre do mesmo tamanho.

Manter os fios sempre hidratados e cortar pelo menos um dedo a cada 3 meses evita este problema e ajuda seu cabelo a crescer.

Evite o sol e ferramentas de calor

O calor queima e agride o cabelo, as cutículas ficam abertas e expostas a agentes externos danificadores. Evite, ao máximo que puder, o secador, a chapinha e o babyliss. Nada de chapinha no cabelo molhado ou bobs sem a proteção!

Tente fazer tranças, coques ou rabos de cavalo mais soltos para intercalar com os dias que usar as ferramentas de calor.

O dano da chapinha ou babyliss pode vir a médio e longo prazo, mas também pode aparecer imediatamente. Se você submeter seu cabelo a uma ferramenta com 200º ou mais, você já está queimando o fio e derretendo sua composição.

Outro cuidado essencial é evitar a exposição solar. Use chapéu, boné e leave-ins com fator de proteção.

Cuidado com o excesso de química

Primeiramente, nem pense em passar qualquer tipo de química em casa. Tinta, mechas, progressiva etc devem ser feitas com um profissional capacitado com produtos de qualidade.

E claro, respeite o tempo entre as químicas para que seu cabelo não se quebre e você acabe achando, mais uma vez, que ele não está crescendo.

Tratamento químicos malfeitos ferem a cutícula e podem modificar o córtex do fio, que sem vitalidade e vitamina ficará mais difícil ainda de crescer.

Observe se está faltando umidade

Quando o cabelo está perdendo proteína, ele começa a perder água também, e isso é um fator determinante para que o cabelo fique ressecado, frágil, opaco e quebradiço.

Para saber se seu cabelo está ficando sem umidade repare no tempo que ele leva para secar. Quando lavá-lo, veja onde ele seca primeiro e se isso acontece muito rapidamente, se sim, ele está com pouca proteína.

Mantenha-o hidratado

Manter os cabelos hidratados e fortes, como dito anteriormente, ajuda para que o cabelo não fique quebradiço. Massagear o couro cabeludo também ajuda na circulação, devolvendo força e ajudando no crescimento. Apesar das promessas, dificilmente um shampoo ou condicionador fará seu cabelo crescer muito mais rápido que o normal.

Importante: cuidado especializado

Finalmente, se você concluiu que seu cabelo não está crescendo 1 cm por mês ou acha que está perdendo mais de 100 fios por dia, procure um dermatologista.

Um bom dermato poderá avaliar visualmente seu couro cabeludo e seus fios ou pedir exames, como o de sangue, para entender seu quadro. Se for alguma condição mais séria, ele te prescreverá o tratamento indicado, se for a falta de algum nutriente, ele poderá prescrever uma receita para reposição.

Agora que você já entendeu porque muitas mulheres acreditam que seu cabelo não cresce, que tal ler nosso post sobre queda de cabelo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *