Platinum Visage
12 fatores que contribuem para queda de cabelo
05/12/2018
“Meu cabelo não cresce e agora?”
03/01/2019
Mostrar tudo

Botox capilar: você sabe o que é?

A nova super invenção do mercado da beleza é o botox capilar.

Apesar de não ter o mesmo princípio ativo utilizado no botox facial para rugas (a toxina botulínica), recebeu este nome por ter a mesma finalidade. No caso do botox facial, a funcionalidade é conseguir um aspecto melhor na pele, deixando-a mais lisa e sem rugas. O botox capilar, por sua vez, também melhora o aspeto, mas do cabelo e, em alguns casos, pode ser que o deixe até mais liso.

O produto foi criada para possibilitar uma reconstrução mais profunda do cabelo, repondo massa e preenchendo as fibras do fio. O benefício central é o de um tratamento que dê brilho e força para as madeixas, mas sem utilizar uma química forte.

Se você ainda está com dúvidas e deseja entender tudo sobre o botox capilar, basta acompanhar este post!

Como é a aplicação do botox capilar?

O botox capilar é composto, sobretudo, por queratina. A queratina é basicamente uma combinação de aminoácidos que fica no córtex, a camada mais interna do fio. É ela que dá rigidez ao cabelo e promove sua reestruturação.

Fatores externos, como sol, vento, poluição, uso de química e ferramentas fazem com que o cabelo perca queratina e isso prejudica a saúde e estrutura dos fios.

Os outros compostos variam de marca para marca, mas, geralmente, também encontramos nutrientes, vitaminas e outros aminoácidos para uma hidratação intensa e regeneração completa.

Para a aplicação, o primeiro passo é lavar o cabelo com um shampoo de limpeza profunda. Assim, seu couro cabeludo ficará livre de impurezas e seus fios ficaram mais limpos e com as cutículas mais abertas para receber o tratamento em si.

Em seguida, com os cabelos limpos, o produto do botox é aplicado da raiz às pontas e fica agindo por cerca de 25 a 40 minutos.

Dependendo do produto e da escolha do profissional, é possível finalizar o processo de duas maneiras. A primeira é secar o cabelo com o produto, passar chapinha e depois lavar para retirar. Ou então pode retirar o produto por completo e depois secar o cabelo.

Em ambos os casos o resultado é percebido assim que a finalização termina. O cabelo fica com mais vida, brilho e maciez.

Esses benefícios costumam durar cerca de um mês, dependendo dos cuidados que a pessoa tem com o cabelo. É importante continuar usando bons produtos em casa para que o efeito se prolongue ainda mais. Você também pode organizar um cronograma capilar para que seu cabelo fique ainda mais hidratado e brilhante!

Outra dica importante é evitar utilizar shampoo antirresíduos para não retirar os produtos dos fios e acabar diminuindo o tempo de duração do tratamento.

Como não contém químicas fortes, dificilmente o botox capilar ocasiona alergia, coceira ou ardência.

Contudo, pelo fato de o produto ser a base de queratina, utilizá-lo muitas vezes e em curto espaço de tempo pode engrossar os fios, enrijecê-los e até levar à quebra. O ideal é utilizar o botox capilar até 4 vezes por ano. Se quiser fazer mais vezes, consulte um cabeleireiro de confiança para diagnosticar se é indicado.

O botox capilar é especialmente indicado para cabelos ressecados, com pontas duplas, sem brilho, fios finos e madeixas que passaram por processos químicos.

Quais os benefícios do botox capilar?

O botox capilar possui diversos benefícios para os fios, dentre eles:

  • Hidratação: o produto age diretamente na estrutura capilar, recuperando os fios degradados e ressecados;
  • Alinhamento da fibra capilar: a selagem dos fios realizada no tratamento promove a blindagem da fibra capilar, resultando em fios mais alinhados e saudáveis;
  • Resistência dos fios: o cabelo passa a crescer com mais força e resistência e assim, também quebram menos;
  • Maleabilidade: o movimento dos cabelos é recuperado e os fios ficam sedosos sem ficarem grudados;
  • Redução de volume e diminuição do frizz: o fio fica mais alinhado, com controle do frizz e do volume;
  • Proteção: o produto cria uma camada ao redor do fio, protegendo de fatores externos, como sol, vento e poluição.

Botox capilar alisa o cabelo?

O boom do botox capilar fez com que muitas marcas passassem a chamar diversos produtos por este nome. Como o botox deixa os fios mais hidratados e alinhados, alguns cabelos ficam levemente mais lisos.  A partir daí, algumas pessoas passaram a achar que o botox capilar alisasse os fios, mesmo este não sendo o intuito principal.

Em cabelos levemente ondulados, o botox capilar pode deixá-lo com aspecto mais liso. Em cabelos cacheados, os cachos podem ficar mais soltos e mudar levemente de aparência. Contudo, esses efeitos são temporários e costumam durar poucas semanas.

Entretanto, algumas marcas, para potencializar o efeito liso, passaram a adicionar alisantes, como amônia e guanidina, que tendem a danificar o cabelo. O ideal é procurar por uma marca de confiança e conferir os ingredientes no rótulo, certificando sempre que não exista alisantes fortes.

A maior parte das marcas de botox capilar de qualidade têm a queratina como componente base. Quando este é o caso, o botox capilar pode ser usado em qualquer tipo de cabelo, mesmo com mechas ou tintura. A queratina é um componente do fio e, portanto, é compatível com outras químicas.

Agora que você já entendeu todos os benefícios do botox capilar, que tal agendar um horário em nosso salão? Você pode nos contatar pelo telefone (31)3244-1490 ou pelo Whatsapp (31) 98220-3887. Teremos o maior prazer em te atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *